A alimentação é um ponto chave para determinar a saúde de uma pessoa. Muitos dizem que “você é o que você come”, então, é preciso estar atento aos riscos que a má alimentação pode causar e buscar constantemente a qualidade de vida. Existem muitos alimentos que melhoram a saúde, e a maioria deles, além de beneficiar o organismo, são deliciosos.

Resfriados recorrentes, dores de cabeça e garganta, estresse, cansaço e outros problemas que afetam a sua produtividade, podem estar ligados aos seus hábitos alimentares. Porém, inserindo alimentos que melhoram a saúde na sua dieta, ter o seu organismo sob controle é mais fácil do que você imagina.

A correria do dia-a-dia e a rotina estressante da maioria das pessoas é um fator que complica a qualidade da alimentação. Por isso, elaboramos uma lista com 4 alimentos que melhoram a saúde e que com certeza vão beneficiar e fortalecer seu organismo para enfrentar seus desafios diários!

Quatro alimentos que melhoram a saúde

1. Frutas Cítricas:

As frutas cítricas, ricas em vitamina C, ajudam a evitar gripes, resfriados e dores de garganta, e, ainda, a reduzir o tempo de duração dessas doenças. Os tecidos da pele, tendões e vasos sanguíneos também são beneficiados pelo consumo de alimentos ricos em vitamina C.

As principais frutas cítricas são a laranja, a tangerina, o limão, a maçã, o morango e o pêssego. Além de serem facilmente encontrados em bancas de frutas ou supermercados, essa lista é saudável e deliciosa. Não acha? 😀

2. Cereais e sementes:

Os cereais e as sementes, na sua grande maioria, combatem o envelhecimento e melhoram a qualidade da sua pele. Além disso, por serem ricos em diversos tipos de vitaminas como o potássio e o zinco, proporcionam a melhoria do olfato, visão, paladar, músculos do corpo e imunidade à doenças.

As sementes, em especial, podem auxiliar no processo de emagrecimento de pessoas que estejam com problemas de sobrepeso. Fortes aliadas das dietas, as sementes ajudam a equilibrar o organismo e a controlar a quantidade de substâncias “ruins” no corpo.

Cereais: aveia, arroz, milho, trigo, centeio e cevada. Sementes: chia, linhaça, quinoa, gergelim.

3. Peixes:

Os peixes são alimentos que melhoram a saúde, pois são de fácil digestão e possuem vitaminas que são fundamentais para a pele, cabelos e unhas. Ricos em proteínas, que são aproveitadas quase integralmente pelo organismo, o consumo de peixes na alimentação previne doenças como osteoporose, melhora a memória e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.. Além de tudo que foi listado acima, o consumo de peixes também combate a anemia, pois eles são uma boa fonte de ferro e vitamina B12, nutrientes importantíssimos para a sua saúde.

Os principais peixes são o bacalhau, corvina, dourado, atum, tainha, salmão e sardinha, entre outros. Peixes são alimentos que melhoram a saúde se consumidos regularmente.

4. Cebola e alho:

Além de serem temperos que melhoram o sabor da comida, a cebola e o alho são alimentos que melhoram a saúde pois são ricos em vitamina C. Essa vitamina, assim como nas frutas cítricas, previne e combate infecções e aumenta as defesas do organismo.

O alho e a cebola possuem altos níveis de vitamina B, que diminui o estresse e aumenta o ânimo. Ou seja, a cebola e o alho, além de serem alimentos que melhoram a saúde, também te ajudam a enfrentar a correria do dia-a-dia com mais energia e disposição.

Ficou com alguma dúvida? Ligue para Clínica Sandin através do telefone (48) 3247-5158 ou entre em contato através do site, clicando aqui.

Para mais dicas, curta nossa fan page, siga-nos no Instagram e acompanhe nossas atualizações!