O bruxismo é definido como um hábito caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes, normalmente acontece involuntariamente durante o sono. Esse problema acomete pessoas de todas as idades, mas costuma ser bem comum em crianças. Por ser involuntário e ocorrer durante o sono da criança, o hábito muitas vezes pode passar despercebido pelos familiares da criança.

Quais as causas?

O bruxismo pode ser considerado um estado de hiperatividade muscular, que aparece frente a estímulos ligados a forma que a criança vive, muitas crianças que têm bruxismo, sofrem de características como, ansiedade, nervosismo, agitação e até distúrbios como autismo. Além de causas emocionais, a doença pode surgir por conta de interferências dentais que impeçam que a mordida se encaixe, respiração bucal, entre outros fatores.

Quais as consequências do bruxismo?

As crianças que sofrem de bruxismo podem apresentar um desgaste no esmalte ou em camadas mais profundas, deixando as pontas dos dentes mais aplainadas e lisas e até mesmo diminuindo sua altura, além de gerar desconfortos como dores de cabeça e zumbidos no ouvido e em casos mais graves de bruxismo não tratado, a criança pode desenvolver disfunções do ATM, que apresenta sintomas como dores na face e travamento do maxilar.

Existem tratamentos, no entanto as suas causas devem ser investigadas primeiro.

Em alguns casos, é elaborado uma placa dental para que a criança use ao dormir, promovendo um relaxamento muscular. Mas em casos de interferências dentais, pode ser necessário um aparelho ortodôntico, a fim de proporcionar conforto e equilíbrio a mordida da criança.

Porém, como existem fatores ligados ao emocional da criança, em alguns casos podem ser necessários a ação de outros profissionais de saúde como um fonoaudiólogo ou psicólogo.

Como evitar que meu filho tenha bruxismo?

Hábitos de chupeta e mamadeiras errados podem interferir na mordida, propiciando o bruxismo.  Mas quando descoberto de forma precoce, é possível minimizar as chances do seu filho apresentar danos maiores na saúde bucal. Consulte um cirurgião dentista!

Dr. Rodrigo Sandin

CRO/SC 13.112

Para mais dicas curta nossa Fanpage no Facebook!