Cada criança tem a sua maneira de aprender e crescer, e essas características podem ser identificadas e trabalhadas pelos pais ou responsáveis, para que contribuam com o processo de aprendizagem. Tal atitude pode contribuir para o aprendizado das crianças e, inclusive, potencializar características da personalidade e das habilidades desenvolvidas durante o crescimento.

Embora o sistema educacional seja semelhante para todas as crianças, existem muitas diferenças no processo de aprendizagem de cada uma. É importante saber identificar e incentivar seu filho durante esse processo, para que as informações obtidas por ele sejam absorvidas e compreendidas da melhor maneira possível.

Nessa etapa da vida, receber estímulos é essencial para fixar as experiências e aprendizados. Por isso, alguns aspectos podem ser observados e implantados na sua rotina diária para que você consiga auxiliar e colaborar com o processo de aprendizagem do seu filho.

Confira cinco maneiras de contribuir com o processo de aprendizagem do seu filho:

1. Propicie momentos lúdicos e respeite as escolhas da criança

Durante a infância, é muito importante incentivar a prática de atividades lúdicas, ou seja, aquelas que propiciam diversão e estimulam a liberdade e criatividade da criança.

As atividades lúdicas também são importantes pois são motivadoras do desenvolvimento de habilidades de forma espontânea e da competitividade sadia entre as crianças no seu cotidiano.

2. Observe as habilidades a partir da ludicidade

Observando as características demonstradas pela criança em atividades lúdicas, você poderá compreender e identificar as habilidades do seu filho. Se, por exemplo, ele demonstrar envolvimento e motivação em uma atividade, certamente haverão habilidades relacionadas que podem ser trabalhadas e incentivadas por você no dia-a-dia.

Essa observação atenta possibilitará uma análise mais aprofundada e correta sobre quais pontos devem ser melhor trabalhados e aprimorados, para contribuir no processo de aprendizagem do seu filho.

3. Busque a livre expressão com olhar de respeito à infância

Estimular a liberdade de expressão é muito importante para o processo de aprendizagem. Isso envolve respeitar as atitudes e opiniões da criança, evitando julgamentos ou repreensões desnecessárias.

Obviamente, você deve orientá-lo sobre o que é certo e errado, mas sempre de maneira respeitosa e amigável. A dica é criar um relacionamento de confiança, para que você consiga aconselhar e oferecer suporte para o seu filho.

4. Contribua nas interações sociais em ambientes diversos e saudáveis

As interações sociais também são parte importante no processo de aprendizagem de uma criança. Ao conviver com realidades diversas e brincar com outras crianças, seu filho terá os primeiros contatos com o mundo.

Nessa fase do crescimento, a criança começa a estabelecer a imagem que tem de si mesma e da família, e a interação saudável com o meio em que vive é fundamental para um processo de aprendizagem que agregue muitos conhecimentos e experiências enriquecedoras.

5. Questione amigavelmente as vivências da criança

Estabelecer um relacionamento de confiança mútua e amigável com seu filho é essencial para compreender as vivências e experiências da criança. Para estimular esse relacionamento, é importante questionar de maneira tranquila e amigável, sem tom de cobrança: a criança precisa entender que, além de mãe ou pai, você é um amigo com o qual ela sempre poderá contar.

Esse relacionamento também é importante para que os pais consigam identificar problemas como o bullying, que podem deixar a criança introspectiva e prejudicar o processo de aprendizagem.

Ficou com alguma dúvida? Ligue para Clínica Sandin através do telefone (48) 3247-5158 ou entre em contato através do site, clicando aqui.

Para mais dicas, curta nossa fan page, siga-nos no Instagram e acompanhe nossas atualizações!