O sucesso de uma cirurgia plástica vai além do procedimento cirúrgico em si, é preciso ter cuidados no pré-operatório, pois qualquer  negligência nessa etapa,  também pode comprometer o resultado final da intervenção cirúrgica. Por isso é essencial preparar o corpo para o procedimento, isso ajudará na recuperação, além de diminuir muitos dos riscos da cirurgia plástica.

Confira alguns cuidados pré-operatórios essenciais para qualquer tipo de cirurgia plástica:

Boa alimentação

O paciente precisa ter uma boa alimentação nos meses anteriores a cirurgia, pois a anemia e a falta de vitaminas como A, B, C, zinco, cobre, ferro, vitamina K podem atrapalhar a cicatrização e até facilitar sangramentos.

Parar de fumar 30 dias antes

A nicotina é vasoconstritora e piora a circulação e as toxinas presentes no cigarro, prejudicam a oxigenação do sangue, aumentando o risco de necrose (morte de tecido por falta de oxigênio) e piorando o processo de cicatrização. Outro fator agravante é o aumento do risco de trombose e embolia pulmonar.

Não usar anticoagulantes

Medicamentos derivados do acido acetil salicílico, como aspirina e todos os contraindicados em casos de suspeita de dengue, prejudicam a coagulação, o que aumentam o risco de hematomas.

Evite bebidas alcoólicas

O consumo de bebida alcoólica dilata os vasos sanguíneos, o que aumenta o inchaço e o risco de sangramentos. Além disso a bebida pode interagir com a dor e outras medicações, tornando-as prejudiciais e até mesmo perigosas para o organismo.

Hidratar bem a pele

A pele precisa ser muito bem hidratada duas vezes por dia, principalmente na área a ser operada, para ficar mais elástica e minimizar risco e estrias.

Dr. Arthur Koerich D’ávila – Cirurgia Plástica

CRM/SC 8407 | RQE 8548