Com a chegada das estações mais quentes, é comum a busca pelo corpo em forma e por práticas para perder peso. Entretanto, para atingir o objetivo, muitas pessoas ignoram os hábitos saudáveis e aderem às dietas restritivas, que podem prejudicar a qualidade de vida. Muitas vezes, essas dietas feitas à base de líquidos e skakes, são vendidas como fórmulas mágicas para perda de peso, mas não resolvem o problema e ainda podem causar danos a saúde.

Kenia Rosa, nutricionista da Clínica Sandin, destaca que não é necessário correr riscos de saúde para adquirir um corpo desejável, realizando cortes radicais na alimentação.

“O que é importante é ter uma alimentação equilibrada, aliada à prática de exercícios físicos bem orientados. Seguindo as orientações desses profissionais, é possível alcançar o emagrecimento, ou seja, a perda de gordura e o consequente aumento da massa magra, sempre respeitando as características individuais de cada um”, afirma.

Confira seis dicas práticas para emagrecer com saúde:

1 – Não trace uma meta impossível de ser cumprida

Tenha em mente que emagrecer com saúde é o mais importante. É necessário respeitar o metabolismo e o biotipo de cada indivíduo, para que o emagrecimento venha acompanhado da melhoria na sua qualidade de vida e de mudanças de hábitos alimentares permanentes.

2 – Faça exercícios físicos regularmente

Inclua na sua rotina diária a prática de exercícios. É importante ressaltar que os exercícios físicos devem ser orientados por profissionais específicos. Procure uma modalidade que seja prazerosa, assim a adesão e os resultados são mais visíveis, para que a prática não se torne um momento de tortura e cansaço no seu cotidiano, e sim de bem estar físico e mental.

3 – Tome muita água

O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de água por dia. O nosso corpo é formado por 75% de líquidos, e sinais como sede, dor de cabeça, fadiga e cãimbras indicam desidratação. A água auxilia na melhor utilização de nutrientes, textura da pele e funcionamento intestinal, por exemplo. Carregue consigo uma garrafa de água durante o dia, para estimular o consumo e emagrecer com saúde!

4 – Cuide do seu sono

A qualidade do sono é muito importante para quem quer emagrecer. Durante o sono, o corpo relaxa, organiza o metabolismo e hormônios específicos são liberados. Portanto, dormir contribui para o emagrecimento!

5 – Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta rica em frutas, hortaliças, grãos integrais e carnes magras auxilia no emagrecimento e também em fatores como o funcionamento intestinal, qualidade da pele e dos cabelos, garantindo assim uma aparência saudável que vai muito além da perda de peso. Manter uma dieta estruturada e regrada é um dos principais segredos para emagrecer com saúde.

6 – Consulte um nutricionista

Emagrecer com saúde só é possível com a orientação profissional adequada, que poderá indicar uma dieta equilibrada e de acordo com as suas necessidades. Para emagrecer, não tenha pressa. O ideal é aderir à práticas saudáveis de alimentação e exercícios físicos, com o acompanhamento de profissionais.

Ainda dá tempo?

A questão é: ainda dá tempo de emagrecer com saúde para este verão? Isso depende da quantidade de gordura a ser perdida. “Talvez o resultado não seja o emagrecimento que você gostaria, mas com certeza é possível perder alguns quilos de maneira saudável e duradoura, ou seja, evitando o efeito sanfona. Nunca é tarde para melhorar os hábitos alimentares, mas quanto mais cedo começar, melhor”, destaca Kenia Rosa, nutricionista da Clínica Sandin.

Ficou com alguma dúvida? Ligue para Clínica Sandin através do telefone (48) 3247-5158 ou entre em contato através do site, clicando aqui.

Para mais dicas, curta nossa fan page e acompanhe nossas atualizações!