O colesterol é um tipo de gordura presente nas células, fundamental para o bom funcionamento do organismo. Presente no sangue e em todos os tecidos,  contribui para produção de vários hormônios, como os sexuais (testosterona e estradiol) e o cortisol, que está envolvido na manutenção da função cardiovascular, metabólica e imunológica. Além disso, a partir do colesterol é produzida a vitamina D, importante para a absorção de cálcio e consequente manutenção da saúde óssea.

Colesterol HDL

O colesterol HDL é conhecido como o colesterol bom. Ele é produzido pelo organismo, sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo. Ter o colesterol HDL baixo no organismo é prejudicial à saúde. O ideal é tê-lo sempre acima de 40mg/dl.

Colesterol LDL

O colesterol LDL é o colesterol ruim. Ele é considerado alto quando é igual ou superior a 130 mg/dL. Quando o nível de colesterol LDL está alto começa a haver acumulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que, com o tempo, podem dificultar a passagem do sangue e levar a um ataque cardíaco ou AVC, por exemplo.

Quais os sintomas do colesterol alto?

Por não apresentar sintomas claros, deve-se ficar atento ao ganho de peso e histórico de problemas cardiovasculares na família. Por isso, é importante fazer exames periódicos para medir os níveis de colesterol. Além disso, é necessário uma mudança do estilo de vida, incluindo: dieta equilibrada, exercício físico aeróbico (caminhar, correr, ou andar de bicicleta) e não fumar.

 

O que consumir para evitar o colesterol?

Os alimentos ingeridos são de extrema importância para o controle dos níveis de LDL e HDL. Confira alguns alimentos que podem ser aliados no combate ao colesterol:

  1. Verduras: Ricas em fibras, que reduzem a absorção de gorduras quando chegam ao intestino, colaborando, dessa forma, para o controle do colesterol.
  2. Frutas: Além de conter fibras, são naturalmente isentas de colesterol, substância presente apenas em alimentos de origem animal.
  3. Azeite extravirgem: Contém gordura monoinsaturada e eleva os níveis do bom colesterol, o HDL.
  4. Aveia e cereais integrais: Ajudam na eliminação do colesterol ruim, o LDL.
  5. Peixes de água fria: Têm gorduras poli-insaturadas e reduzem os níveis do mau colesterol na corrente sanguínea

Consulte um nutricionista para uma dieta saudável e equilibrada!


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