O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)é  um problema que aparece na infância, é mais prevalente no sexo masculino do que no feminino e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O TDAH na infância, dos 6 aos 10 anos, em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com as demais crianças, pais e professores. A criança com TDAH possui dificuldade de concentração, podendo distrair-se com facilidade, ouvindo qualquer barulho, ou mesmo distraindo-se sozinho, esquece seus compromissos, perde ou esquece objetos nos lugares, possui dificuldade em seguir instruções, em se organizar, além de falar muito, interrompendo as pessoas enquanto conversa, não conseguindo esperar sua vez e respondendo as perguntas antes mesmo delas serem feitas por completas.

O diagnóstico do TDAH é clínico, devendo ser feito por especialistas no assunto. Em geral esses distúrbios podem ser tratados com ajuda de um psicopedagogo, para que a criança consiga se conhecer, se entender melhor e se desenvolver sem prejuízos. O psicopedagogo tem papel importante, cabendo-lhe intervir no método cognitivo, junto à construção do saber, e fazer com que o paciente sinta-se capaz de ter um bom desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal. Quanto antes o problema for diagnosticado e tratado, menos o individuo sofrerá com preconceito e danos na sua vida.


Ficou com alguma dúvida? Ligue para Clínica Sandin através do telefone (48) 3247-5158 ou entre em contato através do site, clicando aqui.

Para mais dicas, curta nossa fan page e acompanhe nossas atualizações!