O medo de dentista é algo muito comum, não é difícil encontrar alguém que simplesmente detesta ir ao consultório e adia suas consultas a qualquer custo. Antigamente havia motivos reais para ter medo do dentista, mas hoje a ciência e a tecnologia contribuíram muito para reduzir a dor e o tempo dos tratamentos. Mas ainda assim muita gente sofre desse medo…

Para se sentir mais seguro indo a algum consultório odontológico, o ideal é primeiramente buscar por referências e ir a algum consultório de confiança.  Analise aspectos relacionados à limpeza do ambiente, à esterilização do material, e ao uso de gorro, luvas, máscara e agulhas descartáveis. O conjunto desses aspectos aliados a sua relação de confiança com o dentista, tornarão o tratamento odontológico muito mais confortável e tranquilo.

Confira algumas dicas:

  1. Escolha um dentista que você se sinta confortável É importante confiar no profissional, principalmente se você já teve alguma experiência desagradável em tratamentos odontológicos. E, se necessário, procure outro especialista com o qual se sinta mais à vontade.
  2. Fale com ele sobre seus medos É importante expor seus medos ao dentista, seja injeção, anestesia ou outros medos. Hoje muitos deles estão preparados para lidar com ansiedades dos pacientes. Além disso, esse é um problema que é muito frequente nos consultórios médicos, ou seja, seu dentista lida com isso diariamente.
  3. Peça que o dentista explique como será o tratamento Você pode pedir ao dentista que lhe explique cada passo do tratamento e combinar com ele um sinal para que interrompa a ação caso a dor fique muito forte, isso ajudará você a se sentir mais confortável.
  4. Visitas mais frequentes são garantia de menos problemas É recomendável fazer duas consultas de rotina por ano. Esta assiduidade, somada a uma higiene bucal correta com uso constante de fio dental e enxaguante, costuma reduzir a necessidade de tratamentos odontológicos.

Dr. Rodrigo Sandin

CRO/SC 13.112


 

Ficou com alguma dúvida? Ligue para Clínica Sandin através do telefone (48) 3247-5158 ou entre em contato através do site, clicando aqui.

Para mais dicas, curta nossa fan page e acompanhe nossas atualizações!