Você certamente conhece alguém que sofra com a psoríase… Mas você sabe do que se trata essa doença?

A psoríase é uma doença de pele, crônica (de longa duração), não contagiosa e que apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Pode acometer homens e mulheres, igualmente, em qualquer idade, geralmente com idades entre 30 e 40 anos.

Causas da psoríase

A psoríase começa no sistema imunológico, que fica tão ativo que causa respostas imunológicas exageradas, as quais ocasionam a psoríase. Alguns fatores também podem agravar a psoríase como infecções, estresse, alterações climáticas ressequem a pele e até alguns remédios.

Quais os sintomas?

Os sintomas da psoríase são manchas de pele vermelha grossa com escamas. Essas manchas podem coçar e doer. Essas manchas são mais encontradas nos ombros, joelhos, partes da perna, couro cabeludo, região lombar, palmas das mãos e solas dos pés. Porém, manchas de psoríase podem aparecer em outros locais como unhas dos dedos e dos pés e genitais.

Diagnóstico precoce é importante

Para aquelas pacientes que possuem histórico familiar, há uma predisposição para a doença e é preciso ficar atento, consultando periodicamente um dermatologista para um diagnóstico precoce.  Com o diagnóstico precoce, o tratamento é mais eficiente, inclusive com pomadas. No entanto, se estiver em um estágio mais avançado, é necessário ingerir medicamentos indicados pelo dermatologista. Embora atualmente não haja cura para a psoríase, existem diferentes opções de tratamento disponíveis.

Consulte um dermatologista!

Juliana Sandin – Dermatologista CRM/SC 13904 | RQE 10078