As bandas ortodônticas, que consistem numa matriz de metal que envolve os dentes, acabam sendo um dos maiores incômodos dos pacientes na hora de colocar o aparelho ortodôntico.

Não são raras as vezes em que as bandas são responsáveis por acúmulo de alimentos, causando mau hálito, cáries, gengivites e outros transtornos. Elas também podem ocasionar leves problemas gengivais, bem como manchas nos dentes e machucados na língua.

Evolução para cuidar dos dentes

Hoje em dia, com a evolução dos materiais usados e das técnicas empregadas, na maioria dos casos podemos substituir o uso das bandas por tubos, que são fixados aos dentes da mesma forma que um bráquete, minimizando assim o desconforto do paciente.

O uso do tubo fixado com resina ao dente poupa o paciente do procedimento de confecção e cimentação das bandas, que pra muitos pode ser considerado um procedimento doloroso. O tubo, por ser menor e não abraçar todo o dente, diminui muito o acumulo de alimentos e facilita a higienização. O tubo também diminui as chances de manchar os dentes, não machuca a língua, e proporciona uma estética melhor ao paciente.

Para quem é indicado?

Segundo o Dr. Rodrigo Sandin, há uma procura cada vez maior por parte dos pacientes pela utilização dos tubos nos dentes. O Dr. ressalta que não são todos os casos que podem ser resolvidos com a utilização deste método e que em determinados casos o uso da banda acaba sendo mais indicado. Cabe ao ortodontista fazer tal escolha de acordo com o caso e seu plano de tratamento.

Ficou com alguma dúvida? Ligue para Clínica Sandin através do telefone (48) 3247-5158 ou entre em contato através do site, clicando aqui.

Para mais dicas, curta nossa fan page, siga-nos no Instagram e acompanhe nossas atualizações!