Uma cirurgia plástica precisa ser planejada com antecedência, pois é uma situação que exige cuidados antes, durante e após o ato operatório. Por isso, planejar com cuidado e responsabilidade é fundamental para garantir que o resultado seja positivo.

Escolha do cirurgião

O primeiro passo para o bom planejamento de uma cirurgia plástica é a escolha do cirurgião plástico. Verifique se ele faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso garantirá a segurança da sua saúde.

Pré-operatório

Alguns cuidados anteriores a cirurgia são extremamente importantes para que ela seja realizada com sucesso. Informe seu cirurgião plástico sobre o uso de medicamentos, vitaminas e cigarros. Além disso, realize todos os exames pré-operatórios e siga todas as recomendações pré-operatórias do seu médico.

Outro passo importante para a tomada de decisão é se informar sobre detalhes da cirurgia, por isso durante a consulta médica, esclareça suas dúvidas sobre a anestesia que será utilizada no procedimento, qual o tempo de cirurgia  e  de internação, caso seja necessário.

Expectativa x Realidade

O resultado esperado por você é real? A cirurgia plástica não faz milagres, o resultado nunca ficará exatamente igual ao daquela famosa, nem ao da sua melhor amiga. Tenha uma conversa realista com seu cirurgião – é fundamental que você se submeta a um procedimento sabendo os resultados reais que ele pode trazer.

Cuidados pós-operatório

A cirurgia plástica envolve uma série de cuidados a serem seguidos e desrespeitar as recomendações indicadas pelo médico pode trazer sérios problemas, como cicatrizes ou marcas indesejadas. Verifique o tempo necessário de repouso, uso de cintas modeladoras, exposição solar, exercícios físicos e cuidados com a curativos e cicatriz.

O sucesso e a segurança de um procedimento cirúrgico dependem da boa comunicação entre o paciente e o médico. Por isso, é de extrema importância que você esclareça suas dúvidas e compreenda todos os aspectos que envolvem a cirurgia plástica. Lembre-se: paciente bem informado é paciente bem preparado!