A aparência do sorriso é um aspecto fundamental para a auto-estima das pessoas. Dentes bonitos, saudáveis e com um aspecto natural são a chave para um sorriso perfeito. Porém, com a ocorrência de alguns problemas, como as cáries, seu sorriso e sua saúde bucal podem acabar sendo comprometidos.

Para combater esses problemas, a restauração dental pode acabar sendo a solução. No processo de restauração de um dente cariado, por exemplo, a parte do dente infectada é removida, para limpar e eliminar as bactérias e, posteriormente, o dente é restaurado.

Segundo o Dr. Rodrigo Sandin, o cuidado com a restauração dental começa na hora de escolher o local e o profissional que vai fazer o procedimento. O mesmo relata que existem vários materiais e técnicas diferentes para se fazer uma mesma restauração e que esses fatores influenciam deste a estética quanto na durabilidade das mesmas. Rodrigo recomenda sempre procurar um especialista ou outro profissional qualificado para realizar o trabalho.

Após fazer uma restauração dental, existem alguns cuidados que são imprescindíveis para que o procedimento tenha uma vida útil longa e, também, para evitar o surgimento de novos problemas ou complicações.

Fez uma restauração dental recentemente ou está pensando em trocar suas restaurações antigas? Confira abaixo algumas dicas para serem seguidas após fazer uma restauração.

Confira uma lista com 10 cuidados que você deve ter após fazer uma restauração dental:

1. Visite seu dentista periodicamente, para avaliar a saúde bucal e verificar a situação da restauração dental realizada. Lembre-se que um dente restaurado sempre será mais frágil do que os outros. Ele merece atenção redobrada;

2. Cuide da sua escovação e passe fio dental todos os dias. Restos de comida ou resíduos não farão bem para sua restauração dental (nem para os dentes);

3. Assim como num dente natural, você deve evitar alimentos e bebidas corantes (café, chá e vinho, molhos, etc), pois os mesmos podem gradativamente manchar a superfície das restaurações e dos dentes;

4. Controle o consumo de açúcar e redobre os cuidados com a higiene bucal, para evitar o surgimento de novas cáries;

5. Evite mastigar alimentos muito duros ou viscosos diretamente sobre a restauração;

6. Se perceber habito de bruxismo (apertar dos dentes) comunique imediatamente seu dentista;

7. Não use seus dentes, principalmente os restaurados, para roer, cortar ou quebrar qualquer coisa;

8. Quando for ingerir alimentos mais consistentes e que não cabem na boca, como por exemplo a maçã, cortar em pequenas fatias e mastigar com os dentes posteriores;

9. É recomendado fazer uma profilaxia de 6 em 6 meses, afim de avaliar suas restaurações e cuidar da saúde bucal;

10. Se você observar qualquer alteração ou problema em uma das suas restaurações, comunique imediatamente seu dentista. Não postergue o cuidado com seus dentes: quanto mais tempo você demorar para buscar atendimento, maior pode ser a complicação. Evite maiores dores de cabeça, seu dentista pode ser seu melhor amigo nessas horas. :)

Ficou com alguma dúvida? Ligue para Clínica Sandin através do telefone (48) 3247-5158 ou entre em contato através do site, clicando aqui.

Para mais dicas, curta nossa fan page, siga-nos no Instagram e acompanhe nossas atualizações!