O desconforto e a dor causadas pela sensibilidade dos dentes é um problema muito conhecido. Estudos recentes da Universidade de Washington apontam que uma em cada oito pessoas tem dentes sensíveis e sofrem com a dor intensa que o problema causa.

Se você tem dentes sensíveis e não aguenta mais sofrer com o desconforto que o problema causa, confira nossa lista com cinco práticas recomendadas para diminuir a sensibilidade dos dentes.

Cinco dicas para diminuir a sensibilidade dos dentes:

1. Evite consumir produtos ácidos

Refrigerantes, isotônicos, vinhos, sucos de frutas, vinagres e demais produtos ácidos podem danificar o esmalte e, consequentemente, aumentar a sensibilidade dos dentes. Como o dano no esmalte pode ser irreversível, mesmo que você ainda não sofra com a sensibilidade dos dentes, é importante ficar atento para evitar problemas futuros. Se você não quer deixar de consumir algum desses produtos, existe uma solução. No caso das bebidas, por exemplo, um canudinho que evite o contato direto do líquido com os dentes já pode resolver.

2. Utilize creme dental para dentes sensíveis

O uso de cremes dentais para reduzir a sensibilidade dos dentes é um grande aliado no combate desse desconforto. Os cremes especiais possuem um ingrediente ativo chamado nitrato de potássio, que age na dentina, que é uma camada com poros e túbulos microscópicos, ligada ao nervo dental e protegida pelo esmalte. Quando o esmalte é danificado, a dentina acaba ficando vulnerável, e é essa a causa do aumento do desconforto ao ingerir substâncias muito quentes ou frias. Os cremes dentais para sensibilidade agem vedando os poros da dentina, e assim conseguem diminuir efetivamente a dor causada pela sensibilidade.

3. Evite os cremes dentais clareadores

Os produtos branqueadores são mais abrasivos e agridem diretamente o esmalte dos dentes. A maioria dos cremes dentais clareadores ou produtos para branquear os dentes possuem avisos que destacam o aumento da sensibilidade durante o seu uso. Portanto, se você deseja remover manchas ou clarear os dentes, procure tratamento especializado e converse com seu dentista para decidir qual o melhor tipo de procedimento para a sua necessidade.

4. Preste atenção ao escovar os dentes

A sua escova deve ser de qualidade, com uma grande quantidade de cerdas e ser do tipo ultramacia. Não faça força excessiva com a escova, pois isso pode causar o desgaste da estrutura dos seus dentes e, consequentemente, aumentar a sensibilidade. Os cuidados com a higiene básica dos dentes, como a regularidade de escovação e o uso de fio dental também devem ser seguidos, pois evitando outras doenças bucais você mantém seus dentes saudáveis e menos suscetíveis a problemas com a sensibilidade.

5. Procure seu dentista regularmente

As dicas acima podem te ajudar a diminuir o desconforto causado pela sensibilidade dos dentes, mas nada melhor do que o acompanhamento de um profissional especializado para resolver esse problema e cuidar da sua saúde bucal. Antes do tratamento, é importante identificar a causa exata dos dentes sensíveis, para então corrigir o problema de forma eficaz e assertiva.

Ficou com alguma dúvida? Ligue para a Clínica Sandin através do telefone (48) 3247-5158 ou entre em contato através do site, clicando aqui. Para mais dicas, curta nossa fan page e acompanhe nossas atualizações!